sábado, 28 de fevereiro de 2009

Quem Quer Ser um Milionário?

O ator-mirim Azharuddin Mohammed, que interpreta o Salim em Quem quer ser um Milionário?, foi surrado pelo pai em público depois que se recusou a dar entrevistas a uma rede de televisão em Mumbai, na Índia. Segundo o tablóide The Sun, Ismail Mohammed, deu tapas no rosto da criança e a chutou na barriga. As imagens foram registradas pela mídia indiana.

Depois da surra, Azharuddin caiu no choro e disse aos repórteres que estava cansado para dar entrevistas. Na quarta-feira, ele passou quase 24 horas entre o aeroporto de Los Angeles e a viagem para a Índia.

A mãe do garoto chorou diante das câmeras e pediu desculpas pelo marido, que depois disse estar "arrependido". "Eu estava confuso e estressado com o retorno do meu filho e não me controlei. Eu amo ele e estou feliz que ele tenha voltado", declarou.

Devido ao esgotamento da maratona - entre elas o tapete vermelho do Oscar -, Azharuddin não foi à escola nesta sexta-feira. O diretor Danny Boyle e os produtores do filme prometeram acompanhar todas as crianças que participaram de Quem Quer ser um Milionário? até a idade adulta. O cachê foi trocado por serviços de saúde, alimentação e educação.

Do site Terra

Nota deste blogueiro: Coloquei essa notícia apenas para te fazer pensar, isso não tem nada a ver com a Índia ou o filme, a questão é muito mais profunda do que nacionalidade e cinema.

3 comentários:

Pocb disse...

"O cachê foi trocado por serviços de saúde, alimentação e educação."

Até que ponto valeu a pena a exposição??? trabalho por troca de comida é trabalho escravo.

Jorge disse...

Não concordo. Trabalho escravo é não receber absolutamente nada.

A gente pode pegar vários conceitos, várias teorias, pra explicar o que é, de fato, o salário. E o salário é o quanto vale nosso trabalho diário, semanal, ou mensal? Poderia, mais ainda, chutar o balde, usando esses conceitos pra meter o pau no lucro, na mais valia... no conceito absurdo de que eu "trabalho pra ganhar dinheiro", "trabalho pra acumular dinheiro. Ganhar dinheiro pra quê??? Pra educação, alimentação, pra saúde? Então valeu a pena ter trabalhado no filme?

Pensar que alimentação, educação, saúde, até a fase adulta, não são suficientes pra pagar por um filme realizado, ou pensar que isso é escravidão, nada mais é (reafirmo: na minha opinião), legitimar a ação violenta do pai do menino.

Jorge disse...

Só pra explicar: por que acreditar que "saúde, alimentação e educação não pagam pelo trabalho realizado no filme" acaba legitimando a ação violenta do pai?

A resposta é com outra pergunta: porque o pai bateu no menino por ele ter se recusado a dar entrevistas? O que o pai está perdendo com a falta de entrevistas? Ele está perdendo dinheiro, o mesmo dinheiro que poderia ter vindo (ao invés de 'misériazinha de saúde, alimentação e educação') como forma de dinheiro vivo pra acumular na conta do pai (e não do ator)?