domingo, 15 de fevereiro de 2009

Meu Amigo Está em Coma!


Meu amigo está em coma! Quando penso nele, vem a frase: "Há pessoas que existem, mas não vivem". É uma referência a outra citação famosa de um irlandês ainda mais famoso. E a frase é importante pra mim, não pela fama, pelo cara que criou, por ela mesma, mas porque meu amigo disse. O real significado só consegui entender nos últimos tempos, porque meu amigo está em coma... Sei que vai se recuperar, cada dia que passa chega a hora de revê-lo.
Lembro que dizia também: "Dormir é o mesmo que morrer, um tempo perdido". O que diria ele se pudesse enxergar sua condição atual? As duas frases se complementam. Do meu antigo ponto de vista, a primeira dizia respeito a fazermos as coisas conforme o sistema nos condiciona e não pelas nossas próprias convicções e essência. E a segunda, algo como a filosofia "Carpe Diem". A primeira era pra pensar e refletir sobre existência, propósitos e sonhos. A segunda sobre apatia, ausência e preguiça. No momento nenhum desses significados que eu dei fazem sentido, porque meu amigo está em coma. Mas não tem nada, logo estaremos juntos novamente.
Ele está assim há quase um ano e o motivo é banal. Imagino o que vamos conversar quando voltar. Ele vai querer saber dos sambas que ouvi, das coisas que fiz, do mundo e do coringão. As coisas estão diferentes e, contraditoriamente, não mudaram. Sobre os sambas que ando ouvindo, são os mesmos que foram inventados a muito tempo atrás e ele já sabe bem. A minha casa e meu emprego já não são os mesmos, nem as pessoas com quem eu vivo e conheço. Mas eu continuo o mesmo. O Barack Hussein OGANA foi eleito, o Brasil e a Itália estão tretando, mas to tão mal informado no assunto quanto todos os especialistas que o julgam e os juristas que o condenam. No fim de ano veio uma crise financeira e por coincidência, assim que a crise bombou a guerra santa piorou. Mas acho que só eu vejo relação nisso.
- Pra variar né, crise e guerra.
- Pois é, e o pior?
- O quê?
- O coringão contratou o Ronaldo fenômeno!
- E o gordo tinha se machucado de novo e falado que ia parar há 1 ano hein?
- E ele vai ganhar mais aqui no timão do que tava ganhando na Europa!
- Como assim?
- Não sei. E hoje quando alguém não tem resposta diz que é a crise financeira. Então é a crise financeira...
- Essa crise é inventada então? Tá bom...
- Em partes. Fato é que alguns amigos nossos passaram esses ultimos meses sem receber salário ou até sem emprego e os especialistas dizem que vai piorar. Você continua não acreditando em nada?
- No ultimo ano, não acreditei e nem desacreditei, você sabe.
- É, pior é que sei.
Mas essa conversa não existe, porque meu amigo está em coma. Fico tranquilo, voltaremos a assistir um jogo do timão.
Nos conhecemos há 7 anos. Temos uma afinidade que me faz sentir que o conheço muito mais do que esse tempo. Antes de entrar em coma, ele dizia que era niilista, ou seja, não acreditava em nada, no mundo, nas pessoas, enfim, sem esperança. Antes de niilista, ele se dizia anarquista. Sempre discutíamos sobre tudo, até que houve um momento em que ele se cansou e desistiu. Veio então um emprego e ele foi se perdendo, até que houve o acidente. Ele tem um potencial enorme, muito conhecimento. O primeiro e único cara que vi com um livro do Fernando Henrique, escrito na época que este era um sociólogo, pra botar inveja em tucano. Escolheu não acreditar em nada. Escolheu fechar os olhos pra tudo. Inclusive, deixou de acreditar no niilismo, se isso for teoricamente possível. Mas ele nunca foi tão feliz quanto no tempo em que não acreditou. Mais feliz do que no tempo em que ele acreditava. Seja em uma fase ou em outra, sinto saudades disso tudo, porque meu amigo está em coma. Logo falaremos novamente.
Enquanto isso vamos seguindo. Ao contrário dele, ainda acredito no mundo. Mas sinto uma sensação estranha. De alguma forma, acho que não estou sendo útil. Falta algo pra ser completo. Tenho vontade de oferecer ao mundo alguma ajuda, mas talvez eu mesmo esteja precisando dela. Quando meu amigo voltar preciso dizer como as coisas estão, mas acho que nem eu mesmo estou sacando o que está acontecendo. Informações desencontradas em todos os zilhões de noticiários possíveis. As idéias embaçadas e bagunçadas como um vidro numa chuva...Pessimismo...Pare, é sério! As coisas estão melhorando e existe esperança. Não devo pensar que tudo está perdido, até porque não tenho nada a perder. Eu já entendo o que realmente siginificam aquelas frases. Eu já entendo o que realmente penso e o que realmente quero!
Meu amigo NÃO está em coma! Ele existe porque trabalha e não vive por causa de uma namorada ciumenta. Mas eu ainda escuto em minha mente algumas de suas frases, que talvez só ganhem significado daqui a algum tempo. Meu amigo não está em coma, mas é como se estivesse. Sinto que além dele, todo o resto da humanidade também está. E que de uns tempos para cá, há pessoas que não estão vivendo e nem sequer dormindo, ou pior, existindo. Ele precisa se recuperar, mas cada dia que passa eu não o vejo e cada dia que passa..., é um dia que se perde.

2 comentários:

Pocb disse...

Do Caralho! Muito Bom o texto!

Leslye Alencar disse...

Adorei! mas preciso saber, ele acordou?